Epistemologia Contemporânea

Comentário:

Na idade moderna a ciência era absoluta e universal, mas na idade contemporânea descobriu-se que isto não era verdade, esta era incerta e aleatória, pois na ciência pode ocorrer um acontecimento inesperado e a partir daí vai-se reformular a teoria, ou seja, ao contrário das visões tradicionais - comulativas e continuistas - do desenvolvimento da ciência , a epistemologia contemporânea aponta para as ideias de descontinuidade e de ruptura no processo evolutivo da ciência.
Kuhn propôs uma análise do desenvolvimento da ciência, repartida por seis estádios que se sucedem uns aos outros: Pré-Paradigmático; Paradigmático; de Ciência Normal; de Crise; de Revolução e de Novo Paradigma, ou seja, Kuhn encara o desenvolvimento científico como uma sequência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Estes períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma anterior, culminando com sua ruptura, e aderindo um novo paradigma.